INOVAÇÃO
Alguns autores afirmam que as empresas, sejam elas, micros, pequena, média e grande, profissionais liberais que prestam serviços especializados e demais empreendedores, devem agir com pró-atividade nas questões de inovação, partindo do pressuposto de que existe toda uma criatividade prévia envolvida neste contexto. Ou seja, a pró-atividade pode conduzir ao caminho da inovação.
Para Dicová & Ondrus (2012), o papel fundamental das inovações reside na possibilidade de criar e comercializar novos produtos e serviços em sintonia com a crescente exigência dos clientes, oferecendo “variabilidade, qualidade, confiabilidade, vida útil, operação, projeto, mas também propriedades ambientais”.
O autor afirma que, a preferência dos clientes em relação aos produtos e serviços recai, costumeiramente, aos requisitos de novidade, individualidade, preço accessível, disponibilidade, a natureza amigável do produto em relação à tecnologia aplicada, economia e progresso social.
Estratégias de Inovação
Para Stefan et al. (2014), a estratégia de inovação consiste numa integração de atividades internas e externas, de funcionários, gerentes de negócios e de clientes, que podem proporcionar uma melhoria considerável no potencial de inovação do negócio.
A estratégia de inovação baseia-se na estratégia de negócios e objetivos estratégicos da empresa. Diante de um mercado extremamente competitivo, a estratégia de inovação torna-se uma ferramenta importante que pode determinar a direção que a inovação do negócio pode tomar. Lideres de mercado buscam através da estratégia de inovação proteger e/ou ampliar suas participações por meio de inovações constantes.
Resultados da Inovação
A vantagem competitiva e o consequente desenvolvimento de mercado podem estar diretamente ligados aos processos de inovação. Processos contínuos de inovação possibilitam não só a defesa do mercado conquistado como o avanço para novos mercados.
Desta forma, o desempenho da inovação pode ser um fator de diferenciação e facilitador de novas conquistas de mercado e fortalecimento do posicionamento da marca e do produto e/ou serviço na mente do consumidor alvo.
A inovação reside na capacidade de resolver os antigos problemas com técnicas ou possibilidades diferentes, não se atendo apenas ao processo tecnológico, mas também, ao processo de desenvolvimento mental e de quebra de paradigmas.
Prof. João Eduardo Ragazzi. Mestre em administração. Consultor e Professor de Marketing, Vendas e Negócios com mais de 30 anos de mercado. Diretor da JR Consultoria e Treinamento Ltda. Artigo completo você acessa em: www.joaoragazzi.com.br