A administração ultrapassou os limites das organizações produtoras de bens e serviços mercantis e adentrou, pela porta da frente, às organizações prestadoras de serviços regulamentados. No mundo atual, as economias ampliam a cada dia suas capacidades de geração de negócios, ocasionando efeitos multiplicadores sem precedentes na partilha de atividades e na distribuição de riquezas.
Hoje, um "escritório de advocacia" pode fomentar serviços para uma enorme rede de colaboradores (influenciadores e influenciáveis) e, em conjunto, conquistarem a confiança e a parceria de clientes, através de respostas rápidas, seguras e confiáveis, consolidando a cada ato, seu reconhecimento e permanência no mercado.
Os escritórios de advocacia despertam para a administração na sua essência e buscam através da aplicação prática das ferramentas administrativas formas de visualizarem estrategicamente horizontes promissores dentro das suas especialidades, melhorarem seus processos de trabalho e organizarem suas rotinas, tudo, com o propósito de atingirem a eficácia na condução da "banca".
A forma empírica de administrar os escritórios de advocacia está, por imposição do mercado, dando espaço a administração onde as ações são planejadas, organizadas, implantadas e tem seus resultados mensurados.
O processo tem início no planejamento estratégico com a exata definição de objetivos e propósitos e a submissão dessas premissas a uma rigorosa análise de oportunidades e ameaças e de pontos fortes e fracos, importantes para que sejam destacados os fatores críticos de sucesso e as competências essenciais para o alcance dos objetivos.
A partir daí, a gestão de pessoas bem com a gestão dos recursos tecnológicos, financeiros e materiais terão um norte, um sentido único que permitirão ao escritório a maximização do tempo e a minimização dos custos.
Administrar de forma planejada, sabendo para qual direção seguir, criará um escopo competitivo fundamental na consolidação do empreendimento advocatício.
Stakeholders Indivíduos e grupos que podem influenciar nas decisões estratégicas e serem influenciados por elas. |
Rede Clientes, colaboradores, fornecedores, comunidades locais, governos, concorrentes, grupos de pesquisa, representantes, financiadores, funcionários são destaques nas atividades organizacionais, influenciando estratégias e decisões importantes. |